NOSSO BLOG
Dúvidas?
Nós ligamos pra você ;)

O QUE É COTA DE CONSÓRCIO, QUAL A SUA FINALIDADE E COMO ADQUIRIR UMA?
Você já deve saber que o consórcio é uma alternativa para aquisição de bens e serviços que oferece uma série de vantagens aos participantes. Características como ausência de juros e burocracia reduzida tornam o negócio ideal para muitos perfis, especialmente quando o comparamos com os tradicionais financiamentos.
Para que tudo isso seja possível, a modalidade funciona por meio da distribuição de cotas de consórcio aos participantes. Você já ouviu falar delas?
Se você se interessa pela modalidade, é provável que esteja pensando em adquirir a sua cota ou mesmo já tenha dado esse passo. Por isso, para que você não tenha dúvidas sobre esse tema, vamos mostrar neste post tudo o que você precisa saber sobre cotas de consórcio. Confira!
Afinal, o que é uma cota de consórcio?
Quando falamos em uma cota, é comum pensarmos em uma parte que integra um conjunto maior, não é mesmo? Pois é exatamente isso que o termo significa! Quando falamos em consórcio, falamos em um investimento autofinanciado em grupo.
Dessa forma, uma cota de consórcio nada mais é do que a parte que cada participante detém na formação do saldo do grupo que participa. É ela que garante o direito de participação nas assembleias realizadas mensalmente pela administradora, quando é possível ser contemplado por meio de sorteio ou da oferta de lances.
No momento da constituição do grupo de consórcio, cada cota recebe uma numeração individual que será sua identificação entre os demais participantes. Ela também será a principal informação no acompanhamento da sua situação dentro do grupo, como o histórico de parcelas e consulta a contemplação.
Vale destacar que uma pessoa pode adquirir mais de uma cota de consórcio se desejar, observando apenas o limite de 10% do total de cotas ativas no grupo. Assim, é possível aumentar sua participação no grupo, bem como suas chances de ser contemplado e os valores a que terá direito de usufruir.
Quantas cotas tem um grupo de consórcio?
O número de cotas que integrarão um grupo de consórcio é definido pela administradora. Para isso, a empresa leva em consideração aspectos como o valor da carta de crédito, o prazo de pagamento e o tipo de bem que será adquirido.
Um detalhe importante é que o grupo tem início apenas a partir do momento em que haja uma adesão de pelo menos de 70% das cotas disponibilizadas. Isto é, caso um grupo de consórcio seja composto de 120 cotas, por exemplo, será preciso que ao menos 84 delas tenham sido adquiridas para que o plano tenha início de fato.
Como adquirir uma cota de consórcio?
O primeiro passo para quem pretende adquirir uma cota de consórcio é procurar por uma administradora de confiança. Esse é um cuidado fundamental para garantir a segurança do início ao fim do negócio.
Feito isso, você pode ir pessoalmente até sua representante autorizada ou mesmo fazer o processo por meio da Internet. Seja qual for a opção, será preciso ter em mãos seus documentos pessoais, além daqueles que venham a ser solicitados no momento da adesão.
Para figurar como o titular da cota, é importante que o interessado tenha pelo menos 18 anos de idade no momento da contratação. Também é possível ter o consórcio no próprio nome a partir dos 16 anos, mas neste caso é necessário contar com a autorização dos pais ou responsáveis para dar prosseguimento ao processo.
Quando a solicitação for autorizada, bastará realizar o pagamento da primeira parcela para receber o número da cota de consórcio. A partir daí, é só manter as mensalidades em dia para garantir o direito de participar das assembleias.
É possível adquirir uma cota em um consórcio em andamento?
Outra possibilidade para quem quer adquirir uma cota de consórcio é procurar por aqueles que estejam negociando sua participação em grupos que já estão em andamento. Nesse caso, é preciso fazer a transferência de titularidade para o novo proprietário, que passará a responder pelas obrigações e pagamentos das parcelas. Para que esta transferência ocorra é importante saber o procedimento adotado pela administradora.
Além da negociação com outros consorciados, também dá para adquirir uma cota em andamento diretamente por meio da administradora, o que costuma ser uma opção mais segura. Uma das vantagens dessa alternativa é a oportunidade de esperar menos até a contemplação e finalização do contrato. Mesmo assim, os dois casos exigem alguns cuidados fundamentais para ajudar a decidir se o negócio realmente se encaixa em suas expectativas.
No caso da negociação direta com o titular da cota que pensa em transferi-la, o ideal é colocar na ponta do lápis os valores que estão sendo pedidos para tal acordo. Isso porque, nesses casos, o comprador terá que arcar com os custos que o titular anterior teve até o momento da transferência. Muitas vezes, pode ser mais vantajoso investir esses valores na aquisição de uma cota própria em um grupo em formação, com condições que podem estar mais alinhadas às suas reais necessidades.
Vale também fazer uma consulta junto à administradora para verificar a situação da cota que está sendo negociada, buscando descobrir se ela está regular dentro do grupo. Isso ajuda a evitar problemas na negociação, e até mesmo fraudes envolvendo a venda de cotas de consórcio.
Se a ideia for adquirir junto à administradora uma das cotas remanescentes após o início do grupo, é preciso considerar que será preciso compensar o tempo já decorrido. Por isso, as parcelas costumam ser maiores nesses casos, o que exige um bom planejamento por parte dos interessados.
Há a possibilidade de adquirir uma cota contemplada?
Talvez você já tenha se deparado com anúncios de pessoas vendendo cotas de consórcio contempladas. Apesar de parecer uma ideia atrativa, já adiantamos que essa não é uma prática recomendada.
De forma geral, quem oferece esse tipo de negócio busca obter lucro com a venda, solicitando pela cota um valor superior ao que foi pago até o momento. Assim, fica claro que vale mais a pena utilizar os valores que seriam utilizados nessa compra para investir em uma cota própria.
Agora que você já sabe o que é uma cota de consórcio, fica mais fácil decidir se esse é o negócio certo para você. Basta desenvolver um bom planejamento financeiro que vai te ajudar a manter os pagamentos das parcelas em dia até que você conquiste a tão desejada carta de crédito.
Conhece mais pessoas que têm dúvidas sobre esse assunto? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como funciona a cota de consórcio!